Kate Austen
Kate nasceu em 1977 em Iowa (EUA) e lá foi criada por sua mãe Diane (garçonete de um pequeno restaurante em Iowa) e Sam Austen (soldado do exército americano e veterano da Guerra do Golfo), foi Sam quem ensinou Kate a rastrear e caçar cervos na floresta durante sua infância. Quando jovem, Kate e seu amigo Tom enterraram juntos uma cápsula do tempo sob uma imensa árvore. Mais tarde, os pais de Kate se divorciaram e Diane casou-se novamente, com um alcoólatra abusivo chamado Wayne, com quem já tinha se relacionado anteriormente. Kate detestava Wayne intensamente, porque ele abusava de sua mãe e, quando bêbado, assediava Kate também. Já adulta, Kate percebeu que a única maneira de ajudar sua mãe era matando Wayne, então ela faz uma apólice de seguro para a casa de sua mãe antes de explodi-lá com Wayne em seu interior, em seguida confessa a sua mãe o que fez para, então, desaparecer. Diane, ao invés de ficar agradecida, chama a polícia, resultando na prisão de Kate numa estação de ônibus pelo agente federal Edward Mars (“What Kate Did”).Enquanto Mars a leva para uma delegacia, um cavalo negro cruza na estrada o faz perder o controle do veículo causando um acidente, Kate aproveita para fugir deixando Mars machucado para trás (“What Kate Did”). Kate viaja para se encontrar com Sam, que revela a ela que no momento de sua concepção ele se encontrava na Coréia sendo Wayne seu pai biológico e não ele, e que Kate havia assassinado seu verdadeiro pai (“What Kate Did”). Debilitada devido sua relação com Wayne, Kate continua seu estilo de vida como fugitiva, porém ainda determinada a saber quais foram os motivos que levaram sua mãe a denunciá-la para a polícia. Sob o nome falso de Lucy, ela conhece uma desafortunada artista chamada Cassidy Phillips, que a ajuda a encontrar Diane no restaurante, onde descobre que mesmo com o comportamento abusivo de Wayne, Diane ainda o amava. Antes da saída de Kate, Diane a avisa não chamará a polícia mas que na próxima vez que elas se encontrassem, ela imediatamente chamaria por ajuda. Após esse encontro, Kate agradece a ajuda de Cassidy e admite em uma conversa que nunca pode perdoar a mãe pelo que ela fez e antes de deixar sua nova amiga, revela que seu verdadeiro não é Lucy (“Left Behind”).
Kate foge para Miami, onde conhece, se apaixona e se casa com um policial chamado Kevin Callis, desta vez ela assume o nome de Mônica. Antes do casamento, Kate telefona para Mars e implora para que ele pare de procurar por ela, o que ele concorda em fazer desde que Kate prometa que finalmente irá se estabilizar nesse lugar, coisa que Kate e Mars sabem que ela é incapaz de fazer. Depois de quase ficar grávida e Kevin comprar duas passagens da Oceanic Airlines para a Costa Rica para sua lua de mel, Kate confessa seu passado como fugitiva e coloca um forte sedativo na bebida de Kevin, drogando-o, antes de desaparecer novamente (“I Do”).
Depois de meses viajando pelo país sob numerosas identidades, carros e penteados, Kate descobre que Diane está muito doente podendo morrer por causa de um câncer e decide visitá-la. Kate se reencontra com seu amigo de infância Tom, que a ajuda a desenterrar sua cápsula do tempo, que contem uma grande variedade de itens, incluindo um pequeno avião de brinquedo que pertencia a Tom. Tom, agora é médico, e consegue fazer com que Kate se encontre com Diane. Kate tenta se desculpar com sua mãe, mas Diane grita por socorro, fazendo com que Kate fuja do hospital com Tom. Durante a fuga de carro, uma policial abre fogo contra eles matando Tom e forçando Kate a fugir da cena do acidente, deixando para trás Tom e seu brinquedo de infância (“Born to Run”).
Numa tentativa de prender Kate, Mars a avisa que o aviãozinho de brinquedo (que ele sabia que tinha grande valor sentimental para Kate) estava guardado em um banco no Novo México e meses depois Kate simula um assalto a este banco juntamente com muitos criminosos na tentativa de se infiltrar no cofre, onde o avião de brinquedo estava guardado, nessa ocasião ela atira na perna do líder do grupo Jason, pelo qual estava apaixonada, para evitar que ele ferisse os outros clientes, em seguida chamou a polícia. Nessa ocasião ela estava disfarçada sob o nome de Maggie (“Whatever The Case May Be”).
Ainda fugindo, ela segue para a Austrália onde, enquanto dormia em um celeiro, acaba sendo descoberta por um fazendeiro, Ray Mullen. Se identificando como uma andarilha canadense, Kate permanece na fazenda onde trabalha por três meses, guardando seu salário num buraco na despensa da casa. O fazendeiro flagra Kate tentando ir embora escondida e oferece uma carona para a cidade mais próxima na manhã seguinte. Porém, durante essa viagem, Kate descobre que o fazendeiro havia descoberto sua real identidade através de um cartaz de procurada no correio local e comunicou seu paradeiro a Edward Mars, em troca de uma recompensa de US$23,000. Kate toma, à força, a direção do caminhão fazendo com que ele tombasse em um campo, mas ao invés de fugir, ela resolve ajudar o fazendeiro inconsciente que estava preso dentro do veículo, permitindo que Mars a capturasse (“Tabula Rasa”).
Escoltando ela, algemada, para o aeroporto de Sydney, Mars revela às autoridades locais o passado criminoso de Kate e mostra sua bagagem de mão lacrada com cinco armas de fogo. Eles embarcam no voo 815 da Oceanic Airlines com destino a Los Angeles. A bordo do avião, Mars algema Kate em sua poltrona no meio da fila, na sessão intermediárial do avião. Enquanto o avião atravessava uma forte turbulência, Mars é nocauteado por uma mala que cai do compartimento de bagagens sobre sua cabeça. Kate aproveita a situação e rouba as chaves das algemas e posiciona a máscara de oxigênio no rosto de Mars antes de fazer o mesmo consigo, nesse momento o avião se despedaça e cai na ilha.
Na ilha:
Tendo sobrevivido ao acidente, Kate se livra das algemas (essas mesmas algemas são encontradas, posteriormente, por Walt e usadas para prender Jin) e cambaleante segue para dentro da floresta para encontrar um ferido Jack, onde concorda em suturar seus ferimentos. Naquela mesma noite, os dois, acompanhados por Charlie, exploram o interior da floresta a procura da cabine do piloto que estava desaparecida. Os três descobrem a cabine e, também, Seth Norris, o piloto que havia sobrevivido à queda. Assim que eles recuperam o rádio transceiver são surpreendidos com a chegada do “Monstro”, que enfurecido ataca e mata Seth. Kate regressa à praia com Jack e Charlie e se une a inúmeros outros sobreviventes e, junto com Sayid, descobre um pedido de socorro pelo rádio, era um sinal em loop enviado pela francesa Danielle Rousseau e que parecia estar rodando por 16 anos (“Pilot – Part 02”).
Mais tarde, Jack conta a Kate que ele sabe que ela é uma fugitiva da polícia. Ela examina o gravemente ferido Edward Mars, que estava sendo tratado por Jack, somente para ser estrangulada. Após esse incidente, ela pede que Sawyer o mate em seu nome mas isso não foi necessário, Mars acaba por tirar a própria vida, sabendo que seu ferimento era letal e que lhe restariam apenas alguns poucos e dolorosos dias de vida. Posteriormente, Jack acaba descobrindo as cavernas mais no interior da ilha, porém Kate decide permanecer na praia e se prepara para ajudar Sayid a localizar a origem do sinal de socorro que eles estavam captando, mas Sawyer a informa que Jack está preso dentro de uma caverna, Kate abandona sua missão ao lado de Sayid para tentar ajudá-lo. Quando Sawyer está sendo torturado por Sayid para encontrar o inalador para asma de Shannon, que todos acreditavam estar de posse dele, Sawyer diz que somente contará se Kate o beijar (eles trocam seu primeiro beijo). Depois do beijo ele revela que não sabe onde o inalador está e Kate lhe dá um soco (“Confidence Man”).Kate ajuda Sun em seu jardim e descobre que a coreana entende e fala inglês. Kate mantém uma atitude solidária ajudando todos no acampamento, como quando ela participa do grupo que saiu a procura dos desaparecidos Claire e Charlie, conseguindo encontrar Charlie dependurado pelo pescoço (“All The Best Cowboys Have Daddy Issues”).
Mais tarde, Kate e Sawyer descobrem o paradeiro da maleta do agente federal dentro de uma cachoeira e acabam brigando pela posse da mesma, mas Sawyer não consegue abri-la de maneira alguma. Kate eventualmente conta para Jack sobre o conteúdo da maleta, eles exumam o corpo de Mars atrás das chaves, e uma vez aberta ele acaba confiscando o conteúdo. Kate não se importa pois o que ela queria mesmo era o aviãozinho de Tom que também estava na maleta ("Whatever the Case May Be"). Mais tarde ela informa a Nikki e Paulo o conteúdo original da maleta e onde ela a encontrou (“Exposé”).
Duas semanas mais tarde, quando Claire retorna, ela também ajuda na captura de Ethan Rom. Depois, Sawyer pede ajuda de Kate para rastrear um javali que, segundo ele, o estava incomodando constantemente. Kate caçoa da situação de Sawyer, mas apesar de tudo, concorda em ajudá-lo. De volta ao acampamento, Kate acaba por confessar, em um jogo do tipo “Eu nunca…”, que já matou alguém, nesse mesmo jogo ela acaba conhecendo alguns segredos obscuros de Sawyer. No momento em que se encontrava nas cavernas com Jack, ela é enviada para buscar álcool quando Locke aparece carregando um mortalmente ferido Boone. Ela desvia seu caminho até a praia quando descobre Claire no meio da floresta em trabalho de parto e sabe que deve fazer o parto sem a ajuda de Jack (“Do No Harm”).